Aplicativos

WhatsApp será amplamente utilizado nas campanhas eleitorais; entenda

Os candidatos já confirmaram que usarão o aplicativo em suas campanhas eleitorais (Foto: Reprodução)

Se qualquer cenário que possa ter envolvimento com tecnologia passa por transformações a cada ano, imagine então as eleições municipais que ocorrem a cada quatro anos. O cenário atual pode e terá grandes influências tecnológicas que podem ajudar ou atrapalhar os candidatos a vereadores e prefeitos nas cidades brasileiras. Uma das principais mudanças nesse quesito são as campanhas eleitorais que podem ter um novo aliado, os dispositivos móveis, principalmente quando se diz respeito a troca de mensagens instantâneas, que por consequência a principal ferramenta desse meio é o WhatsApp.

Quanto ao uso do app para ajuda na campanha, o candidato consegue chegar a diferentes níveis sociais ao mesmo tempo de forma mais rápida. Desde a camada social mais alta, quanto a uma grande parcela da sociedade que se encontra nas periferias. Dessa forma o candidato pode conseguir mandar a todas as classes sociais mensagens com suas propostas de trabalho, caso eleitos.

Por outro lado o WhatsApp é uma espécie de “terra sem lei”, pois segundo o procurador eleitoral regional do Rio de Janeiro, não hámedida legal para a propagação de mensagens caluniosas pelo aplicativo durante o período eleitoras, mesmo que já tenha existam leis para a mesma situação elas se reservam ao envio de SMS ou Telemarkting . Para o propagador de mensagens mais popular do mundo, a lei aplicada se refere à lei da internet.

Além de todos os empecilhos legais que não limitam o uso do aplicativo em campanhas eleitorais, um outro agravante é o fato de que não há como rastrear o envio de mensagens e descobrir quem é o autor da mesma que originou alguma ofensa ao candidato. Mesmo assim, em um cenário delicado e perigoso os candidatos a prefeitura de diversas cidades do país já confirmaram que vão usar o WhatsApp para benefício próprio.

Recente

Facebook

Copyright © 2015-2016 AtuTec powered by Wordpress.

Topo