Notícias

Paraplégico recupera o movimento dos dedos com implante no cérebro

20160413151227_660_420
O implante foi capaz de devolver os movimentos dos dedos

Alguns pesquisadores do  instituto de ciência e tecnologia Battelle, estão desenvolvendo um dispositivo capaz de devolver movimentos para todas aquelas pessoas que sofrem alguém deficit motora. Esse experimento está sendo possível graças a utilização de implantes cerebrais e inteligência artificial.

Tudo acontece quando um chip é conectado a um computador que, por sua vez, é ligado a um equipamento estimulante que gera impulsos elétricos para uma luva vestida na mão direita de Ian. Essa luva é responsável por estimular os músculos do braço e dos dedos do jovem, conferindo-lhe movimentos.

Os pesquisadores foram animados com esse desenvolvimento, pois ninguém jamais teria pensado em algo desse tipo, onde implantes cerebrais poderiam trazer os movimentos novamente.

O problema pelo qual começamos é o fato de que o cérebro ainda pode gerar toda a atividade neural ligada ao movimento, mas esses sinais tentam descer pela coluna vertebral até o ponto em que eles encontram a lesão, e são bloqueados pelo restante do caminho“, afirmou o cientista.

Fonte:  Tech Insider

Recente

Topo