Novo USB pode tornar dispositivos mais rápidos e mais finos 0 11

Lançada em 1995 ás portas USB facilitam a nossa vida no transporte de arquivos, elas ajudaram a revolucionar o modo em que transportamos nossos arquivos trazendo mais velocidade e facilidade como a utilização de pendrives.

No início da tecnologia, a versão 1.0 oferecia velocidade de transmissão de apenas 12 megabits por segundo. No ano 2000, o padrão 2.0 elevou essa velocidade para 480 megabits por segundo. Em 2009, o novo USB 3.0 atingiu velocidade máxima de 5 gigabits por segundo – dez vezes mais rápido que seu antecessor. Hoje, este é o padrão presente na maioria dos novos computadores portáteis e inclusive desktops – Macs e PCs.

Mais do que velocidade (que já é bastante importante), no ano passado surgiu o USB 3.1 – uma versão superveloz que mantém a compatibilidade com as versões anteriores 3.0 e 2.0. A velocidade máxima de transferência chega aos 10 gigabits por segundo (o dobro do USB 3.0). Com essa velocidade, é possível, por exemplo, transferir um filme completo em Full HD em menos de um segundo! Além disso, a versão 3.1 é mais potente; ou melhor, utiliza a energia de forma mais eficiente.

No USB 2.0, os 480 megabits por segundo já eram suficientes para suportar HDs externos e até a sincronização completa de uma biblioteca de música com um smartphone, por exemplo. Já com o novo padrão 3.1, é possível executar com eficiência vídeos em 4K e até usar múltiplos monitores para isso.

Um dos lançamentos é o USB é o conector Tipo-C que faz com que você não tenha demais problemas ao encaixar a porta usb do lado errado. Outra vantagem que o UBS 3.1 Tipo-C vai trazer é a possibilidade de dispositivos ainda mais finos e menores. Em relação à transferência de energia, o novo padrão suporta até 100 watts em qualquer direção – isso significa que muitos dispositivos podem definitivamente aposentar a conexão AC para carregar o equipamento. E, melhor, em dispositivos móveis, pode significar uma carga ainda mais rápida do que estamos acostumados. O USB 3.1 Tipo-C tem a grande pretensão de se tornar um padrão único de conexão nas máquinas. Para as outras saídas como HDMI, DVI, Ethernet e outros, a ideia em algumas máquinas será usar adaptadores. Aliás, para usar os antigos conectores USB nos computadores com o USB 3.1 Tipo-C você também vai precisar de um adaptador.

usb-tipoc

Previous ArticleNext Article
Diego Rafael, criador do site ATUTEC, fundou o site em 2015 com propósito de informar o leitor das atualidades tecnológicas. E-mail: suvacuda@gmail.com Telefone: (47) 8809-7980

Comentários

Mastercard e Cabify oficializam parceria em Porto Alegre 0 336

A Cabify, plataforma focada em soluções inteligentes de mobilidade urbana, e a Mastercard anunciam mais uma parceria para oferecer descontos e também realiza ações de marketing em Porto Alegre (RS). Desta vez, o foco será o jogo de abertura das Eliminatórias da Copa do mundo 2018. O primeiro jogo acontece no dia 31 de agosto (quinta-feira) com a partida Brasil X Equador, na Arena do Grêmio.

Os motoristas parceiros da Cabify rodarão com os carros adesivados com os logos da plataforma e da Mastercard até dia 01/09. A campanha conta ainda com um código especial GOLDEPLACAMASTERCARD que permitirá 25% OFF, com desconto máximo de R$ 15, para até 10 corridas aos usuários de Porto Alegre que utilizam cartão Mastercard como método de pagamento. A ação é válida para corridas finalizadas até as 7 horas da manhã do dia 1 de setembro.

“A parceria entre a Cabify e a Mastercard trouxe resultados surpreendentes, por isso, retomamos a ação de forma estratégica para prover aos usuários da plataforma mobilidade nas viagens para os jogos das eliminatórias com conforto, segurança e praticidade na hora do pagamento, beneficiando tanto o motorista parceiro quanto o usuário”, afirma Nicolas Cañas, General Manager da Cabify em Porto Alegre.

A plataforma destaca-se pelo rígido processo de cadastramento dos motoristas parceiros, que inclui exames psicotécnicos e toxicológicos, e a exigência de carros novos, com ano a partir de 2012. Para garantir a qualidade de seu serviço, a empresa realiza palestras informativas com seus novos motoristas parceiros, onde orienta a respeito de legislação, direção segura e técnicas de atendimento para garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível ao se deslocarem de um ponto a outro com a plataforma. Já no quesito segurança a Cabify também se posiciona de maneira forte ao aceitar pagamentos apenas por meio de cartão de crédito e PayPal.

A Cabify opera, atualmente, em sete cidades do Estado de São Paulo – São Paulo, Campinas, Santos, São Vicente, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André – e também em outras cinco capitais – Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).