Notícias

Novo USB pode tornar dispositivos mais rápidos e mais finos

images

Lançada em 1995 ás portas USB facilitam a nossa vida no transporte de arquivos, elas ajudaram a revolucionar o modo em que transportamos nossos arquivos trazendo mais velocidade e facilidade como a utilização de pendrives.

No início da tecnologia, a versão 1.0 oferecia velocidade de transmissão de apenas 12 megabits por segundo. No ano 2000, o padrão 2.0 elevou essa velocidade para 480 megabits por segundo. Em 2009, o novo USB 3.0 atingiu velocidade máxima de 5 gigabits por segundo – dez vezes mais rápido que seu antecessor. Hoje, este é o padrão presente na maioria dos novos computadores portáteis e inclusive desktops – Macs e PCs.

Mais do que velocidade (que já é bastante importante), no ano passado surgiu o USB 3.1 – uma versão superveloz que mantém a compatibilidade com as versões anteriores 3.0 e 2.0. A velocidade máxima de transferência chega aos 10 gigabits por segundo (o dobro do USB 3.0). Com essa velocidade, é possível, por exemplo, transferir um filme completo em Full HD em menos de um segundo! Além disso, a versão 3.1 é mais potente; ou melhor, utiliza a energia de forma mais eficiente.

No USB 2.0, os 480 megabits por segundo já eram suficientes para suportar HDs externos e até a sincronização completa de uma biblioteca de música com um smartphone, por exemplo. Já com o novo padrão 3.1, é possível executar com eficiência vídeos em 4K e até usar múltiplos monitores para isso.

Um dos lançamentos é o USB é o conector Tipo-C que faz com que você não tenha demais problemas ao encaixar a porta usb do lado errado. Outra vantagem que o UBS 3.1 Tipo-C vai trazer é a possibilidade de dispositivos ainda mais finos e menores. Em relação à transferência de energia, o novo padrão suporta até 100 watts em qualquer direção – isso significa que muitos dispositivos podem definitivamente aposentar a conexão AC para carregar o equipamento. E, melhor, em dispositivos móveis, pode significar uma carga ainda mais rápida do que estamos acostumados. O USB 3.1 Tipo-C tem a grande pretensão de se tornar um padrão único de conexão nas máquinas. Para as outras saídas como HDMI, DVI, Ethernet e outros, a ideia em algumas máquinas será usar adaptadores. Aliás, para usar os antigos conectores USB nos computadores com o USB 3.1 Tipo-C você também vai precisar de um adaptador.

usb-tipoc

Você deve estar logado para postar um comentário. Login

Deixe uma resposta

Recente

Topo