Notícias

Justiça de Sergipe manda bloquear WhatsApp no Brasil por 72 horas

whatsapp_Bloqueado_chamada
WhatsApp será bloqueado no Brasil por 72 horas

A justiça de Sergipe exigiu nesta segunda-feira a partir das 14h, que as operadoras de telefonia do Brasil faça bloqueio de serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo território nacional por 72 horas. As operadoras Oi, Vivo, Tim, Claro e Nextel já foram notificadas da decisão e informaram que vão cumprir. Caso a decisão não seja feita, estará sujeira a multa diária de R$500 mil.

Segundo o portal de noticia G1, o motivo do pedido foi porque o Facebook, que também é dono do Whatssapp não cumpriu a decisão anterior de de ceder informações para uma investigação criminal. O juiz sergipano é o mesmo ordenou  prisão do vice-presidente do Facebook no Brasil, Diego Dzodan, em março.

Segundo o juiz sergipano, a media cautelar é baseada no Marco Civil da Internet. Ele cita uns artigos que dizem que uma empresa estrangeira responde pelo pagamento de multa por uma filial, sucursal, escritório oi estabelecimento situado no pais  e que as empresas que fornecem aplicações devem prestar “informações que permitam a verificação quanto ao cumprimento da legislação brasileira referente à coleta, à guarda, ao armazenamento ou ao tratamento de dados, bem como quanto ao respeito à privacidade e ao sigilo de comunicações.”

Com o bloqueio feito pelas operadoras é possível usa o VPN para fazer que o aplicativo volte a funciona, mas é preciso ter um certo cuidado, pois a utilização de VPN é perigoso. Outra alternativa é o Telegram, rival do Whatssapp. No primeiro bloqueio do Whatssapp, o Telegram ganhou 1,5 milhões de usuários.

 

Fonte: G1

 

Recente

Topo