Notícias

Google é processado por tirar proveito de milhões de internaltas

google_2015_logo_detail
Google recebe processo por fazerem usuários trabalharem por ele.

Uma ação judicial na qual o Google era acusado de usar o CAPTCHA para tirar proveito de milhões de internautas foi dispensada por uma juizá americana. O processo, aberto pelo advogado Noah M. Schubert, afirmava que a companhia usa o recurso para fazer com que as pessoas trabalhem indiretamente para ela, e de graça.

Um exemplo disso é que quando um internauta quer abrir sua conta no Gmail, ele é obrigado a passar pelo CAPTCHA. O sistema exibe duas imagens com textos borrados e a pessoa precisa decifrá-los para provar que não é um robô.

Porem a segunda imagem é tirada do Google Books o que gera problemas, mas sempre que a empresa não identifica um texto com seus computadores ela manda para o CAPTCHA. Então várias pessoas podem tentar descobrir a palavra, criando uma média que será adotada como certa.

Na visão de muitas pessoas, o esquema configura-se como trabalho, mesmo que cada internauta gaste segundos no processo.  A juíza Jacqueline Scott Corley discorda. De acordo com ela, além da quantidade de tempo ser irrelevante, o “trabalho” favorece os próprios internautas, uma vez que ajuda o Google a melhorar produtos que são oferecidos gratuitamente.

Você deve estar logado para postar um comentário. Login

Deixe uma resposta

Recente

Topo