Notícias

Facebook está repleto de notícia fake sobre política

Não acredite em tudo que esteja relacionado ao Facebook

Muitos usuários do Facebook estão se precipitando quando o assunto é uma notícia sobre política, muitos acabam nem lendo do que se trata a matéria e já fazem o compartilhamento ‘metendo o pau’ no governo, só que o grande problema disso é que muitas notícias não são como representam no título.

A BBC Brasil consultou um banco de dados do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso à Informação, da Universidade de São Paulo (USP), e se deparou com um dado alarmante. Três das cinco reportagens mais compartilhadas na rede social na última semana — quando o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi votado na Câmara dos Deputados — eram completamente falsas.

Parte considerável das brasileiras e dos brasileiros entrou na era digital muito recentemente, com a popularização dos smartphones. É de se esperar que, com o tempo, conforme as pessoas se acostumem com as plataformas e conforme o debate em torno delas amadureça, elas se relacionem com essas ferramentas de maneira mais crítica e menos ingênua” comenta o responsável por esse pesquisa na BBC.

As mentiras mais cabeludas compartilhadas no Facebook:

3º lugar: “Polícia Federal quer saber os motivos para Dilma doar R$ 30 bilhões a Friboi” — site Pensa Brasil (90.150 compartilhamentos)

4º lugar: “Presidente do PDT ordena que militância pró-Dilma vá armada no domingo: ‘Atirar para matar'” — site Diário do Brasil (65.737 compartilhamentos).

5º lugar: “Lula deixa Brasília às pressas ao saber de nova fase da Lava-Jato. Seria um mandado de prisão?” — site Diário do Brasil (58.601 compartilhamentos)

Fonte: BBC BRASIL/RICARDO SENRA

Recente

Topo