Notícias

Facebook ainda é a principal porta de entrada para criminosos

Criminosos usam a rede social para vários crimes

Ainda nos tempos de hoje, o Facebook é considerado a principal porta de entrada para os criminosos ainda, segundo uma pesquisa do Relatório Anual de Segurança da Cisco mostra que foram de 33,6 milhões de exemplos, o que supera até os ataques por JavaScript.

O principal motivo para os criminosos atacarem pelo Facebook é muito simples, a resposta é ‘barato e simples’, eles não tem que fazer grandes manobras para atrair um usuário que não tem o mínimo de noção que a internet oferece “A questão é que eles são sites legítimos que estão pagando para anunciar, mas posteriormente alteram o conteúdo. É o clique com muita promessa e nenhuma entrega. Os vírus, cavalos de tróia, ransomware, spyware e outros malwares são instalados desta forma“, comenta Gavin Hammer.

Como funciona?
O analista de segurança Dmitri M, da empresa BestVPN, explica que as alterações de conteúdo podem acabar pegando os usuários de surpresa. “Uma fonte potencial de ameaça deixa, por exemplo, um meme engraçado, vídeo ou imagem de um animal de estimação, algo que pode se tornar viral. Então, uma vez que o post ou página recebe um número elevado de curtidas, o conteúdo se torna algo mais nefasto”.
“Temos observado uma tendência crescente, onde os golpistas não apenas roubam as credenciais de login, mas pedem informações de pagamento da vítima”, conta Jovi Umawing, analista da Malwarebytes.

O que é necessário fazer?

Segundo as informações de um especialista, o Facebook deverá investir bastante em tecnologia de segurança em 2016 mas, isso não significa que você deverá ficar desatento “O melhor conselho é algo que seus pais provavelmente lhe ensinaram: se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é“, afirma um especialista.

Fonte: TheGuardian 

Você deve estar logado para postar um comentário. Login

Deixe uma resposta

Recente

Topo