Notícias

Esclareça todas as suas dúvidas sobre a lei dos faróis baixos na estrada

lei começa valer a partir desta semana

Muitos ainda estão em dúvidas quando o assunto é o uso obrigatório dos faróis baixos na estrada, isso porque há um tempo atrás nada era obrigatório apenas quando o dia estivesse escurecendo. A Lei 13.290de 16 de maio de 2016 acabou alterando dois artigos da CTB que foram artigo 40 inciso I e 250 inciso I, línea b.

Antes usar o farol em período claro era somente obrigatório quando estivesse em ocasiões especiais como chuva, neblina e outros acontecimentos. com a nova resolução todos agora terão que utilizar o farol com luz baixa em  estradas municipais, estaduais e federais. Dentro de trechos urbanos como ruas, avenidas o farol poderá permanecer desligado.

Para não levar multa da policia é importante que o usuário obedeça a nova lei, então a lei diz que o farol baixo deve ser ligado e não  lanternas, faróis de milha, faróis auxiliares, faróis de neblina ou qualquer outra iluminação que não seja o facho baixo. A PFR irá aceitar também o uso de LEDs diurnos ou DRL´s.

Inicialmente essa multa será de R$ 85,13 mais quatro pontos na carteira, porém em novembro o valor dela será praticamente dobrado e passará para R$ 130,16.

Fonte: Zero Hora

Recente

Topo