Universo

Dunas em Marte são verdadeiras; afirma NASA

Você poderia poupar, se você acha que a imagem abaixo é uma captura de tela de uma das paisagens áridas escuras da série de jogos de Fallout. Mas não é. Ela foi feita pela NASA rover Curiosity, que tem vindo a explorar a superfície de Marte desde 05 de agosto de 2012.

A imagem, apresentado esta semana pela NASA mostra Namib dunas do Bagnold localizados ao longo do flanco noroeste de Mount afiado. Isto pode ser visto no lado esquerdo da imagem, a qual mostra uma vista de 360 ​​graus da área. O que estamos procurando aqui na parte de trás da duna, é o lado que está protegido do vento marciano.

Porque o vento para neste lado da areia Namib pode cair no ar, se acumulam na duna e, eventualmente, ondulando sob sua face. Assim, a duna pode literalmente rastejar sobre a superfície de Marte. Na verdade, a NASA diz que as dunas nesta área são movidas cerca de um metro a cada ano.

Somando-se a qualidade de imagem de vídeo game é o fato de que a NASA jogou um bocado com cor. “Foi feito um ajuste de cor para aproximar balanço de branco, assim que as pedras e areia aparecem quase como apareceriam no céu iluminado pelo sol da Terra”, disse a agência em um comunicado.

mars-dunes

Você deve estar logado para postar um comentário. Login

Deixe uma resposta

Recente

Topo