Dados são enviados pela luz 100 vezes mais rápido segundo a NASA 0 6

Atualmente existem várias sondas ou aparelhos espaciais para tirar fotos e reunir informações, e uma das primeiras perguntas que fazemos quando recebemos essas fotos é geralmente no sentido de como podemos recebê-los. A resposta em caso de curiosidade, por exemplo, encontra-se bem perto de satélites de Marte que o ajudam a obter informações mais rápido para a sede da NASA. Mas isso sempre tem custos elevados e nunca é o ideal, por isso a agência norte-americana está experimentando com luz para transferências de dados de até 100 vezes mais rápido do que os sinais sem fio atuais.

Na prática, a NASA conseguiu desenvolver um modem como parte de seu projeto LcrD (Comunicações Laser Relé demonstração) através do qual um laser é melhorar exponencialmente o desempenho conseguido agora com radiofreqüência. Espera-se que o modem pode ser utilizado na Estação Espacial Internacional em 2020. No caso de espaço, o tamanho do dispositivo é muito importante, e a NASA conseguiu ocupar o mesmo espaço como um telefone móvel, graças ao integrar várias funções em apenas um chip. Somente este aspecto e tamanho e melhora a eficiência dos sistemas existentes.

É claro: a luz é o futuro da transmissão de dados

O sistema utiliza circuitos fotônicos que usam a luz em vez de elétrons para alimentar energeticamente. Até agora, os usos desta tecnologia foram promissores, mas não refinado. Além de alcançar o progresso, a boa notícia é que para esta tecnologia podem ser fabricados com litografia, por isso não há necessidade de criar novas técnicas de produção.

Como em outras áreas, onde a corrida espacial trouxe novos mercados para mais terrena, esta nova tecnologia da NASA também pode ser usado por empresas e mais tarde por indivíduos que necessitam de velocidade de transmissão de dados de alta. A chave de tudo é a questão de como os custos é comparado com sistemas como o cabeamento de fibra óptica.

O que pode não ser claro é que a luz irá ser muito importante para o futuro da transmissão de dados. Fizemos o check-usando a tecnologia da NASA, mas também progredir como Li-Fi, você pode começar a nossos artigos do quotidiano, tais como casas de lâmpadas.

Velocidad-Luz

Previous ArticleNext Article
Rita Lemes, administradora do site ATUTEC, amante da tecnologia e viciada em séries da Netflix. Blogueira desde 2009 com passagem por vários sites de TV e se descobriu finalmente no mundo da tecnologia. E-mail: [email protected] Telefone: (14) 99178-8104

Comentar

Mastercard e Cabify oficializam parceria em Porto Alegre 0 282

A Cabify, plataforma focada em soluções inteligentes de mobilidade urbana, e a Mastercard anunciam mais uma parceria para oferecer descontos e também realiza ações de marketing em Porto Alegre (RS). Desta vez, o foco será o jogo de abertura das Eliminatórias da Copa do mundo 2018. O primeiro jogo acontece no dia 31 de agosto (quinta-feira) com a partida Brasil X Equador, na Arena do Grêmio.

Os motoristas parceiros da Cabify rodarão com os carros adesivados com os logos da plataforma e da Mastercard até dia 01/09. A campanha conta ainda com um código especial GOLDEPLACAMASTERCARD que permitirá 25% OFF, com desconto máximo de R$ 15, para até 10 corridas aos usuários de Porto Alegre que utilizam cartão Mastercard como método de pagamento. A ação é válida para corridas finalizadas até as 7 horas da manhã do dia 1 de setembro.

“A parceria entre a Cabify e a Mastercard trouxe resultados surpreendentes, por isso, retomamos a ação de forma estratégica para prover aos usuários da plataforma mobilidade nas viagens para os jogos das eliminatórias com conforto, segurança e praticidade na hora do pagamento, beneficiando tanto o motorista parceiro quanto o usuário”, afirma Nicolas Cañas, General Manager da Cabify em Porto Alegre.

A plataforma destaca-se pelo rígido processo de cadastramento dos motoristas parceiros, que inclui exames psicotécnicos e toxicológicos, e a exigência de carros novos, com ano a partir de 2012. Para garantir a qualidade de seu serviço, a empresa realiza palestras informativas com seus novos motoristas parceiros, onde orienta a respeito de legislação, direção segura e técnicas de atendimento para garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível ao se deslocarem de um ponto a outro com a plataforma. Já no quesito segurança a Cabify também se posiciona de maneira forte ao aceitar pagamentos apenas por meio de cartão de crédito e PayPal.

A Cabify opera, atualmente, em sete cidades do Estado de São Paulo – São Paulo, Campinas, Santos, São Vicente, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André – e também em outras cinco capitais – Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).