Notícias

Cuidado: Quem usa PC ou smartphone o dia todo pode estar sofrendo de astenopia digital

Astenopia
Entenda os sintomas e o tratamento da astenopia digital

Há uma doença ocular que atinge cada vez mais pessoas e, muitas das vezes, não é notada ou tratada da maneira correta Trata-se da astenopia digital (digital eye strain), também chamada de “tensão nos olhos” ocasionada pelas telas. Esse problema é um desconforto físico sentido depois de duas ou mais horas em frente a uma display.

Tal doença está ligada ao consumo de conteúdo a uma curta distância entre os seus olhos e o painel — algo comum quando você vê um vídeo no smartphone, por exemplo.

Os sintomas são: vermelhidão nos olhos, irritação ou a sensação de que eles estão “secos”. A vista ainda fica turva ao visualizar conteúdos digitais e a pessoa sente um cansaço geral e dores de cabeça de tanto ter que ler fontes pequenas e imagens.

Segundo um estudo do The Vision Council, a astenopia digital pode ser bastante reduzida se você tirar pausas frequentes das telas, ajustar a iluminação do ambiente e do aparelho e, em casos graves, adquirir um filtro que reduza a intensidade da luz azul do dispositivo. Um oftalmologista pode diagnosticar a doença.

FONTE – The Vision Council
IMAGEM – Sexton Vision Group Shutterstock

Você deve estar logado para postar um comentário. Login

Deixe uma resposta

Recente

Topo