Notícias

Copa do Mundo de futebol de robô é vencida pela Alemanhã

Se no futebol humano a Alemanha foi campeã mundial, agora também levantou a taça na modalidade robótica. Os robôs alemãs venceram a equipe dos Estados Unidos após uma disputa por pênaltis que terminou em 3 a 0. No tempo regulamentar a partida não saiu do 0 a 0. Vale lembrar que na temporada passada as atuais campeãs foram derrotadas pelas maquinas australianas pelo placar de 3 a 1.

O campeonato foi nomeado como “Robocup” e aconteceu em Leipzig, na própria Alemanha. Várias equipes de diversos pesquisadores espalhados pelo mundo participaram, mas foi a equipe B-Human, da Universidade de Bremen, que saiu campeão após derrotar o Austin Villa, da Universidade de Texas.

A partida é disputada em 2 tempos de 10 minutos. Assim como no futebol humano, apenas os robôs goleiros podem tocar com a mão, desde que esteja dentro da grande área. A quadra mede 9 metros de comprimento e 6 metros de largura.

Criada em 1997, a Copa tem o objetivo de evoluir os robôs a um ponto em que eles sejam capazes de enfrentar a seleção campeã mundial de futebol humano até 2050. O sonho ainda é distante, mas é visível a grande evolução dos robôs a cada ano que a disputa acontece.

Recente

Topo