Notícias

Conheça a rede Tor, batizada como Vuvuzela

Tor é muito conhecido na internet, pelo fato dele conseguir se comunicar com alguém ao redor do mundo sem conseguir deixar rastros, mas o seu principal objetivo é despertar o interesse as autoridades, que sempre estão querendo acabar com o app.

Com esse novo sistema, as mensagens verdadeiras serão camufladas por mensagens falsa, ou seja, 0% de chance de descobrir da onde está vindo e o que foi escrito nesta mensagem.

Vuvuzela

Esse sistema, curiosamente batizado de Vuvuzela – aquele instrumento usado por torcedores em jogos de futebol que ganhou exposição durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul – baseia-se mais na utilização de falsas mensagens do que no uso de encriptação de dados. Uma cadeia de servidores é usada para adicionar mais “lixo” cada vez que a mensagem é recebida, chegando praticamente indecifrável até o destinatário. Dessa forma, fica impossível descobrir quem é o remetente e qual é o conteúdo original da mensagem.

No entanto, ainda há um problema a ser resolvido pelos pesquisadores do MIT. O uso do Vuvuzela enfrenta a dificuldade da latência, já que a circulação da mensagem por diversos servidores toma certo tempo. Em testes rodando em servidores da Amazon, simulando cerca de 1 milhão de usuários e a transferência de 15 mil mensagens, o grupo conseguiu alcançar uma latência de 44 segundos. Ainda é bastante, mas um resultado significativo para um novo método de comunicação totalmente anônimo.

14085445550000

Você deve estar logado para postar um comentário. Login

Deixe uma resposta

Recente

Topo