Notícias

Cientistas afirmam estar perto da impressão 3D de Órgãos Humanos

impressao3d

Segundo estudo publicado pelo “Science Advance”, a equipe de cientistas, liderada por Thomas Angelini, criaram um polímero de gel de ácido acrílico, que se iguala a um produto de limpeza para as mãos. Esse material é capaz de estruturar vasos sanguíneos, órgãos e outros tipos de tecidos biológicos, ou seja, tais tecidos se tornariam úteis a gravidade da terra.

A medicina têm evoluído a cada dia. E com a ajuda da tecnologia, soluções poderão surgir para o combate de doenças, ou mesmo a criação de equipamentos favoráveis à raça humana, contudo há limitações neste segmento tecnológico. É o caso da impressão 3D, mesmo com os avanços sendo divulgados, há incertezas enquanto a viabilidade tal projeto.

Para uma impressão 3D de órgãos humanos funcionar, é necessário materiais sólidos. O processo não é tão simples quanto pensa, por exemplo, se fossemos imprimir um cérebro humano utilizando um material sólido como a Torre Eiffel, ou mesmo um brinquedo sexual, acabariam entrando em colapso já que o tamanho/peso não é proporcional a de um cérebro.

impressao3dDemonstração de uma impressão 3D de um órgão humano. Foto: Divulgação

Os materiais biológicos são tão finos que, chegam a serem equivalentes a duas folhas de papel, ou seja, com essa espessura acabariam não resistindo a impressão. Contudo, utilizando o polímero de gel, os médicos poderiam imprimir modelos com bastante complexidade sem que eles se desintegrassem, podendo então, imprimir até órgãos de seres humanos. Segundo Angelini, a impressão 3D de órgãos se tornaria bastante útil para com as cirurgias já que a impressão deixaria os médicos a par do que está ocorrendo, ou seja, eles praticariam a cirurgia no cérebro 3D, antes mesmo de uma cirurgia cerebral, podendo assim, prevenir possíveis equívocos.

Ainda sobre a impressão 3D, há a cogitação da utilização de células reais vivas, por exemplo – rins caninos -, para imprimir diversos órgãos. Pelo fato de que tais biomateriais são orgânicos, esta hipótese não seria capaz de transplantar órgãos. No entanto, com a descoberta do polímero de gel utilizado para manter a impressão intacta, ficamos no aguardo para que esses estudos passem a se transformar em realidade.

Ficou curioso? Confira o vídeo de demonstração da impressão de um órgão por polímero de gel:

 

Você deve estar logado para postar um comentário. Login

Deixe uma resposta

Recente

Topo