Notícias

Carro é criado por brasileiros, com ele será possível rodar 400km com 1 litro de etanol

12203357348794-t1200x480
Brasileiros conseguem fazer essa super criação

Já imaginou você rodar por ai com um ‘carro’ capaz de andar 400 km com apenas 1 litro de etanol, pois é, essa fantástica criação foi desenvolvida por brasileiros. A equipe é formada por 18 estudantes da sede de Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, parte do pessoal vai para Detroit, nos EUA, participar do evento Shell Eco-marathon, que desafia estudantes de países da América a projetar veículos com altíssima eficiência energética.

Essa já é a segunda vez em que uma turma participa do evento de protótipos que utilizem  bateria, gasolina, diesel, hidrogênio, gás natural ou, no caso da categoria que os brasileiros participarão, combustíveis alternativos, como o etanol. No ano passado os alunos participaram desse evento e conseguiram atingir a marca de nada menso que 316 km com um litro de etanol.

(Foto:Reprodução)

(Foto:Reprodução)

Desta vez, o Popygua, como é chamado o protótipo, vai em uma versão “2.0”: com 13 quilos a menos que no ano passado, ele agora pesa apenas 37 kg e é feito inteiramente em fibra de carbono e pode chegar aos 400 quilômetros com um litro do combustível. Mateus Sérgio Rizzi, capitão do time, explica: “O anterior era de fibra de vidro. Também fizemos alterações no motor, para alcançar mais eficiência“.

Recente

Topo