Camundongo com Alzheimer tem sua memória restaurada por pesquisadores 0 10

O famoso  “Mal de Alzheimer” acomete cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo, essa doença acaba com a memória da pessoa, fazendo com que ela não consiga se lembrar das histórias antigas e as novas também. Cientistas japoneses conseguiram resgatar a memória de um camundongo, isso possa ser algo importante para cura dessa doença.

Susumu Tonegawa, chefe do Centro de Circuito Neural Genético do Instituto de Pesquisas Riken, no Japão, desenvolveu com sua equipe uma técnica que usa optogenética: a mistura de estímulos luminosos, genética e bioengenharia. O que os cientistas descobriram é que, uma vez que o Alzheimer se instala no cérebro, as lembranças não são perdidas para sempre, mas apenas se tornam inacessíveis.

Os testes feitos em camundongos, conseguiu mostrar que as informações que vão para serem guardadas no cérebro e trazê-las à tona são as espinhas dendríticas – espécie de “braços” que consegue ajudar o neurônio.

Quando seria possível o testes em humanos?

Segundo o médico esses testes não se podem fazer em humanos ainda “O ponto importante dessa pesquisa é de que se trata de uma prova conceitual”, comenta o doutor responsável. “O conceito é o de que, mesmo que uma memória pareça ter ido embora para sempre, ela ainda está lá. O problema é como acessá-la.

É possível que, no futuro, alguma tecnologia seja desenvolvida para ativar ou desativar células profundamente localizadas dentro do cérebro com mais precisão“, disse o doutor Susumu. “Pesquisas básicas como as conduzidas neste nosso estudo oferecem informação sobre quais células precisam ser atingidas [no combate ao Alzheimer], o que é de extrema importância para futuros tratamentos e tecnologias.” comentou.

Previous ArticleNext Article
Rita Lemes, administradora do site ATUTEC, amante da tecnologia e viciada em séries da Netflix. Blogueira desde 2009 com passagem por vários sites de TV e se descobriu finalmente no mundo da tecnologia. E-mail: [email protected] Telefone: (14) 99178-8104

Comentar

Mastercard e Cabify oficializam parceria em Porto Alegre 0 282

A Cabify, plataforma focada em soluções inteligentes de mobilidade urbana, e a Mastercard anunciam mais uma parceria para oferecer descontos e também realiza ações de marketing em Porto Alegre (RS). Desta vez, o foco será o jogo de abertura das Eliminatórias da Copa do mundo 2018. O primeiro jogo acontece no dia 31 de agosto (quinta-feira) com a partida Brasil X Equador, na Arena do Grêmio.

Os motoristas parceiros da Cabify rodarão com os carros adesivados com os logos da plataforma e da Mastercard até dia 01/09. A campanha conta ainda com um código especial GOLDEPLACAMASTERCARD que permitirá 25% OFF, com desconto máximo de R$ 15, para até 10 corridas aos usuários de Porto Alegre que utilizam cartão Mastercard como método de pagamento. A ação é válida para corridas finalizadas até as 7 horas da manhã do dia 1 de setembro.

“A parceria entre a Cabify e a Mastercard trouxe resultados surpreendentes, por isso, retomamos a ação de forma estratégica para prover aos usuários da plataforma mobilidade nas viagens para os jogos das eliminatórias com conforto, segurança e praticidade na hora do pagamento, beneficiando tanto o motorista parceiro quanto o usuário”, afirma Nicolas Cañas, General Manager da Cabify em Porto Alegre.

A plataforma destaca-se pelo rígido processo de cadastramento dos motoristas parceiros, que inclui exames psicotécnicos e toxicológicos, e a exigência de carros novos, com ano a partir de 2012. Para garantir a qualidade de seu serviço, a empresa realiza palestras informativas com seus novos motoristas parceiros, onde orienta a respeito de legislação, direção segura e técnicas de atendimento para garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível ao se deslocarem de um ponto a outro com a plataforma. Já no quesito segurança a Cabify também se posiciona de maneira forte ao aceitar pagamentos apenas por meio de cartão de crédito e PayPal.

A Cabify opera, atualmente, em sete cidades do Estado de São Paulo – São Paulo, Campinas, Santos, São Vicente, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André – e também em outras cinco capitais – Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).