Nasa diz que asteroide pode passar perto da terra no próximo mês 0 13

A agência espacial disse terça-feira que um asteroide que foi capturado pela primeira vez apenas alguns anos atrás, poderia passar perto da Terra no próximo mês, mas não bater em nós.

O Asteroid 2013 TX68 ira atingir o seu ponto mais próximo da Terra em 5 de março. A enorme pedra de 30 metros (100 pés) poderia passar por uma confortável distância de 9 milhões de milhas (14 milhões de quilômetros) de distância apenas 11,000 milhas (17.000 quilômetros). Esta ampla gama é devido ao fato de que os cientistas só foram capazes de rastrear o asteroide por um tempo curto, quando foi descoberto pela primeira vez em 2013.

Mas mesmo com a pequena quantidade de dados descobertos sobre a trajetória do asteroide, a NASA está puxando para baixo um par de traços para a paranoia que entrou em erupção em alguns cantos do YouTube e da Internet em geral, onde as pessoas ainda acreditavam ser de Maio de 2013 TX68 pode colidir com a Terra, possivelmente, trazendo o fim dos tempos.

Em um comunicado , a agência disse que não há chance de que esse objeto poderia atingir a Terra durante a sua passagem. No entanto, há uma chance de 1 em 250 milhões que poderiam colidir com nosso planeta próxima vez que ele aparecer, em 2017. As chances de isso acontecer em 2046 ou 2097 são ainda mais baixas.

“As chances de uma colisão em qualquer um dos três em um futuro próximo à Terra são pequenas para ter uma preocupação real”, disse Paul Chodas, diretora do Centro de Estudos NEO (CNEOS, por sua sigla em Inglês) NASA . “Espero totalmente observações próximas irá reduzir suas chances ainda mais.”

Mesmo se a 2013 TX68 está no nosso planeta, provavelmente não seríamos vítimas de um evento com a capacidade de causar extinção. As medições do asteroide são cerca de duas vezes o tamanho do que explodiu sobre os céus da Rússia há três anos. Esse evento quebrou milhares de janelas na cidade de Chelyabinsk antes de a pedra caiu em um lago congelado na periferia da cidade, mas não causou outros danos.

Talvez uma ameaça mais real é a ideia de que o asteroide pode atingir um satélite em órbita, uma vez que seu caminho antecipado poderia trazê-lo para muitos satélites que orbitam a Terra. Agora, eu não fiz os cálculos, a este respeito, mas eu estou supondo que as chances de dois desses pequenos objetos poderiam colidir no espaço são tão descontroladamente como pisar em um minúsculo grão de areia no deserto do Saara.

Felizmente, a NASA já está trabalhando sobre o assunto, e eu acho que Bruce Willis também está preparado para recriar o papel que desempenhou no filme Armageddon.

Previous ArticleNext Article
Diego Rafael, criador do site ATUTEC, fundou o site em 2015 com propósito de informar o leitor das atualidades tecnológicas. E-mail: suvacuda@gmail.com Telefone: (47) 8809-7980

Comentários

Mastercard e Cabify oficializam parceria em Porto Alegre 0 334

A Cabify, plataforma focada em soluções inteligentes de mobilidade urbana, e a Mastercard anunciam mais uma parceria para oferecer descontos e também realiza ações de marketing em Porto Alegre (RS). Desta vez, o foco será o jogo de abertura das Eliminatórias da Copa do mundo 2018. O primeiro jogo acontece no dia 31 de agosto (quinta-feira) com a partida Brasil X Equador, na Arena do Grêmio.

Os motoristas parceiros da Cabify rodarão com os carros adesivados com os logos da plataforma e da Mastercard até dia 01/09. A campanha conta ainda com um código especial GOLDEPLACAMASTERCARD que permitirá 25% OFF, com desconto máximo de R$ 15, para até 10 corridas aos usuários de Porto Alegre que utilizam cartão Mastercard como método de pagamento. A ação é válida para corridas finalizadas até as 7 horas da manhã do dia 1 de setembro.

“A parceria entre a Cabify e a Mastercard trouxe resultados surpreendentes, por isso, retomamos a ação de forma estratégica para prover aos usuários da plataforma mobilidade nas viagens para os jogos das eliminatórias com conforto, segurança e praticidade na hora do pagamento, beneficiando tanto o motorista parceiro quanto o usuário”, afirma Nicolas Cañas, General Manager da Cabify em Porto Alegre.

A plataforma destaca-se pelo rígido processo de cadastramento dos motoristas parceiros, que inclui exames psicotécnicos e toxicológicos, e a exigência de carros novos, com ano a partir de 2012. Para garantir a qualidade de seu serviço, a empresa realiza palestras informativas com seus novos motoristas parceiros, onde orienta a respeito de legislação, direção segura e técnicas de atendimento para garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível ao se deslocarem de um ponto a outro com a plataforma. Já no quesito segurança a Cabify também se posiciona de maneira forte ao aceitar pagamentos apenas por meio de cartão de crédito e PayPal.

A Cabify opera, atualmente, em sete cidades do Estado de São Paulo – São Paulo, Campinas, Santos, São Vicente, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André – e também em outras cinco capitais – Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).